Festival Gastronômico Sabor de São Paulo mapeia e resgata pratos e quitutes emblemáticos do estado

Lançado em 2013 pela Secretaria do Turismo de São Paulo e realizado pelo Mundo Mesa com apoio educacional do Senac, o Sabor de São Paulo tem o objetivo de fomentar e divulgar os ingredientes, produtos e receitas típicas do estado. Em suas três primeiras edições, o festival contou com a participação de 360 estabelecimentos paulistas, que apresentaram seus quitutes e pratos a um público de mais de 100 mil pessoas e passaram a fazer parte do Guia Gastronômico do Estado, um casamento entre gastronomia e turismo.

O Sabor de São Paulo acontece em 9 etapas seletivas sucessivas, sediadas em diferentes cidades do interior e do litoral, e uma etapa de encerramento, realizada na capital. As receitas inscritas de cada região passam pela avaliação da equipe da revista Prazeres da Mesa e da Secretaria de Turismo, que selecionam as 10 mais representativas. Estas sugestões são apresentadas ao público durante as feiras regionais do festival, no Senac de cada cidade-anfitriã, em datas pré-determinadas (cronograma completo abaixo).

O evento é aberto ao público e conta com uma aula gratuita com o chef padrinho da vez, com inscrição feita pelo site www.sp.senac.br/sabordesaopaulo. Por R$ 10 os visitantes podem degustar as 10 receitas candidatas e votar nas preferidas. Somando o voto do público à opinião do júri especializado, serão eleitas as três melhores receitas. Os vencedores regionais vêm para a capital paulista no mês de novembro para participar da grande festa gastronômica do estado, onde terão a oportunidade de expor e vender os pratos e quitutes mais votados ao público paulistano.

Sobre a 4ª edição – Este ano o Sabor de São Paulo vai marcar presença nas cidades-anfitriãs de Taubaté, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Franca, Sorocaba e São Carlos. Bares, restaurantes, hotéis e quituteiras podem se inscrever no site www.sabordesaopaulo.com.br – lembrando que, além de saborosa, a receita deverá usar ingredientes típicos da região e produzidos pela agropecuária local. Para prazos de inscrição e datas das etapas, basta conferir o cronograma a seguir, lembrando que em Campinas as inscrições acabam dia 30 de maio!

 

Serviço:

Festival Gastronômico Sabor de São Paulo

Inscrições para pratos: www.sabordesaopaulo.com.br

Inscrições para aula de cozinha gratuita: www.sp.senac.br/sabordesaopaulo

Degustação dos pratos: R$ 10

Fonte: DeniBloch Divulgação / Newslink

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.