Bares e Botecos: Rei do Joelho

Sem título

Aperitivo

Se você gosta de lugar requintado, passe para o próximo restaurante da lista! Se o que importa é a comida e a bebida, “se joga”! O Rei do Joelho é lugar para comer com fartura e comida boa. O bar lota, independente do dia da semana e não tem estacionamento. Um pouco de paciência pode ser necessária para achar vaga na rua.

Sobre o restaurante

Confesso que quando vi o Rei do Joelho, pela primeira vez, quase duvidei do lugar! Óbvio que quem vê cara, não vê coração, atravessamos a rua e nos apossamos de uma mesa recém-desocupada, ainda cheia de louças dos outros clientes. Era isso ou esperar mais tempo, porque o bar estava muito cheio num sábado depois das 14hs. Depois dessa visita, virei cliente! Joelho

O aspecto é de um bar bem simplório, mesas e cadeiras cobertas com guarda-sol na calçada, sem toalha, esparramadas de forma desordenada através de uma porta de grades de ferro, calçada e a construção lateral, que há algum tempo parecia ter sido agregada na urgência pelo crescimento da clientela.

Da primeira vez que estive lá, pelos idos de 2011/2012, pra cá, houve bastante melhora. A casa lateral foi inteira reformada, ganhou mais mesas, um balcão cheio de bebidas que deu um toque legal pro lugar. Os banheiros também merecem um destaque: tanto o da casa, quanto um que tem junto ao caixa são muito limpos.

Com isso tudo entendo os garçons ficarem meio ‘perdidos’, mas todos são muito simpáticos e atenciosos. Os pedidos chegam, às vezes mais rápido, outras não, mas chegam! Precisa de paciência e aquele lembrete esperto.

Suco de laranja ou limão naturais e bem gelados agradam quem não bebe. O cardápio de cervejas inclui marcas nacionais e importadas, em especial as alemãs – afinal a casa se inspira na culinária germânica. Algumas passavam da marca dos $10, preço praticado por aí. Para quem gosta de destilados, tem também!

Entre muitas opções salgadas de salsichões, chucrute e salada de batatas, sempre partimos pro carro chefe: o joelho de porco. A receita é fantástica e não tem como escolher outra coisa. Quero dizer, de entrada é obrigatório pedir pastéis de joelho e ainda uma salada.

126307g

Para quem vai de salada, uma dica: tudo tem cebola e tudo tem alho. Muito alho, muita cebola, mesmo que o cardápio negue isso. Então, confie nessas palavras, se não gostar de um dos dois ingredientes, peça para tirar antes. Eu, que não sou fã de alho, quase tive uma salada de rúcula “inutilizada” pela quantidade dele misturada às folhas. Hoje aprendi e eles mandam em um copinho separado para aqueles que gostam do tempero.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltando ao prato de joelho, ele vem servido em uma chapa quente, soltando do osso de tão cozido/assado e acompanhado de mais cebola crua e batatas cozidas picadas. Se pedir a versão “Joelho do Rei”, mais cara, porém mais completa, ainda vem para a mesa salada de batatas com maionese, chucrute com mostarda preta, creme de maçã e arroz branco. Na mesa um condimento de mostarda escura ajuda a dar um toque a mais ao prato. Minha dica? Se estiver em duas ou três pessoas com fome, peçam a versão mais completa que vale muito a pena.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não sou fã de costela de boi, mas para quem gosta é outro prato bastante servido pelo Rei do Joelho. Foi o escolhido do Comida di Buteco de 2012 e bastante aprovado. Aliás, falando em Comida di Buteco, temos longa história com a competição! Desde 2012 fomos em todas as edições lá.

Em 2013, o quitute escolhido não foi lá muito original, era “apenas” joelho com mandioca e um creme de mandioquinha (afinal, mandava o figurino que precisava ter mandioca e/ou linguiça nos pratos daquele ano). Para o Desafio Doritos deste ano, a salada de batatas com o salgadinho misturado davam o tom.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No ano seguinte, a receita escolhida foi dos pasteizinhos de joelho acompanhados com vinagrete – já que não tinha nenhum ingrediente obrigatório.

2014-04-17 21.27.26

Agora em 2015, o Comida di Buteco exigia uma fruta no cardápio e o Rei aproveitou o bom molho de maçã e montou um prato individual (quer dizer, dava para duas pessoas com pouca fome comerem) do prato tradicional “Joelho do Rei” – com o joelho de porco/batata/cebola, chucrute e a maçã. Agora, cá pra nós: eu acho que tinha que ter o salsichão ali também, afinal é a parte do prato que eu mais gosto. =D

2015-04-17 21.06.08

Já há algum tempo eu ensaiava almoçar por lá, pois tem o cardápio executivo durante a semana e nunca dava certo, recentemente consegui. São pratos simples, sendo o de filé de frango o mais em conta e variando entre preços e sabores, como costela de boi, filé mignon, picanha e, claro, joelho de porco. Eu pedi essa última opção e me dei por vencida no meio da porção: vem joelho, arroz, feijão e uma salada de folhas com tomate, mas é bem generosa.

2015-06-29 12.41.34

O novo lançamento da casa é a porção de salsichinhas aperitivos, com direito a três tipos “Oxford”, “Defumada” e “Branca”, sobre uma cama de batatas e o molho que pode ser de mostarda e mel ou mostarda escura, acompanhada por uma baguete. Pensem numa dificuldade em escolher qual era mais gostosa?

Este slideshow necessita de JavaScript.

De sobremesa, se ainda couber, dou duas sugestões que já provei e gostei muito: 1) petit gateau ou 2) strudel com sorvete. Nenhum prato têm aquele frescuras de bistrôs, com desenho no prato, miséria de doce etc (estamos falando de boteco, ok?), então delicie-se no sabor das sobremesas! A primeira vem o bolinho quente, com sorvete e a segunda, a famosa torta de maçã alemã, também acompanhada de sorvete. Não sei qual gostei mais, diria que, como não como uvas passas, tive trabalho para comer a torta (que vem bem recheada com maçã, frutas cristalizadas e bastante uvas passas).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para acelerar o pagamento, muito mais fácil ir até o caixa do que esperar maquininha de cartão de crédito.

Avaliação Final

Preço: $$

Nota Final ★★★★★

Bom para: Amigos (X ) Casal ( X) Criança ( ) Sozinho (X )

Pagamento: Cartão Crédito (Visa/Master) ; Cartão Débito ; Dinheiro

Online: Site  /  Facebook

Funcionamento:  11h às 14h e 18h às 23h – Segundas só almoço; sábados só almoço até 16h; domingo fechado

Estacionamento: Não há – vagas na rua

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 137 – Taquaral – Campinas – SP -Fone 19 3255-2017

2 comentários sobre “Bares e Botecos: Rei do Joelho

  1. Pingback: Comida di Buteco 2014 «

  2. Pingback: Comida di Buteco 2015 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.