Restaurante: Don Manoel

logo

Aperitivo

Um restaurante português, gracioso, meio longe do burburinho do Cambuí, mas localizado neste bairro gastronômico da cidade. Bom serviço, boa comida. Tem manobrista.

Sobre o Restaurante

Visitei o Don Manoel atraída pelo cardápio do Festival Gastronômico de 2015 e não me decepcionei com o local. De vez em quando nos deparamos com mau serviço quando de eventos com cardápio fechado, mas passou longe de ser o caso.

2015-07-19 14.20.52

O restaurante é muito bonito, clássico, com três ambientes: um interno com maior quantidade de mesas, uma varanda super indicada para os dias de calor ameno e outro no andar superior. Não são muitas mesas, mas o local comporta bastante gente. Estávamos em um grupo de seis pessoas e meia (mais um bebê que tirou um cochilinho bom em seu bebê-conforto sobre uma cadeira conosco à mesa) e ninguém ficou apertado.

2015-07-19 13.05.32

Garrafas de vinho vazias, um belo painel com uma cena cotidiana, produtos como de uma mercearia e até uma bicicleta compõem a decoração do local. Garrafas de vinho para consumo também ficam expostas no salão para aguçar ainda mais a vontade de incluir uma no pedido (ao escolher um rótulo, a garrafa é trazida da adega do restaurante).

Os garçons são bastante cordiaise solícitos, assim que nos acomodamos já ofereceram água ou espumante enquanto aguardávamos nossos amigos chegarem. Ao estarmos todos sentados, nos ofereceram um couvert (achei muito educado do restaurante a oferta, muitas vezes essa entrada é simplesmente colocada sobre a mesa sem opção); os cardápios chegaram bastante rápido e os pedidos foram anotados após darem tempo de olharmos com calma. A escolha do vinho pode ser auxiliada pelo sommelier – eu o vi em várias mesas dando dicas, além da nossa!

2015-07-19 13.05.27

Sobre o cardápio, ele não é muito extenso e apresenta, além de entradas como bolinho de bacalhau, salada de folhas ou sardinha ao forno, pratos a base de peixes e frutos do mar, carne vermelha, massas e risotos e, claro, bacalhau. De terça a sexta, o Don Miguel ainda oferece pratos executivos (entrada + prato + sobremesa) por um preço fixo. O Festival Gastronômico, que vai até agosto, também tem um preço fixo para entrada, prato principal e sobremesa, mas os pratos oferecidos nesta época são diferentes do que a casa trabalha normalmente.

Bom, como entrada do Festival, a casa oferecia apenas uma opção “Cubos de polenta com carne seca acebolada e pesto de manjericão” e a combinação de sabores era muito boa! Uma fatia grossa de polenta, com carne seca desfiada com cebola cozida (fácil de tirar, para quem não gosta de cebola) e um pouco de molho pesto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já os pratos principais tinham duas opções: (1) Linguado Don Pedrito: molho de tomate, camarão, pirão, ovo cozido e arroz branco ou (2) Pernil de cordeiro no próprio molho do assado com papardelle na manteiga e sálvia. O peixe era frito, com molho de camarões pequenos por cima, um pouco de pirão e arroz branco; para mim foi bem servido, mas não é aquela quantidade de comida para sair empanturrado.

2015-07-19 13.57.18

Já o prato de pernil de cordeiro trazia a carne desfiada, num molho da própria carne com uma massa cozida ao lado e uma pimenta vermelha enfeitando o prato. Novamente, era uma porção mediana no prato. Eu escolhi o linguado, mas experimentei o de cordeiro e dou a mão à palmatória, a carne vermelha estava mais saborosa!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para adocicar o fim da refeição, novamente duas opções para o Festival: (1) Creme brulée de doce de leite ou (2) Frutas da estação (neste domingo era uma fatia de abacaxi com raspas de limão e só um dos amigos optou pela fruta). Confesso bem baixinho que me decepcionei um pouco com a sobremesa por minha própria culpa! Não sei de onde tirei a ideia que era uma sobremesa quente, talvez porque o creme seja flambado no maçarico e, na verdade, é uma sobremesa fria. Veja bem: nem de longe é um doce ruim, é saboroso na verdade.

2015-07-19 14.27.41

Pelo Festival, o valor da refeição completa é fechado, mas há a bebida (que escolhemos um vinho) e o serviço, portanto pode ser uma conta um pouco salgada.

Avaliação Final

Preço: $$$

Nota Final ★★★★★

Bom para: Amigos (X ) Casal (X ) Criança ( X) Sozinho (X )

Pagamento: Cartão Crédito (Visa/Master) ; Cartão Débito ; Dinheiro

OnlineSite  /  Facebook

Funcionamento:

De terça a sexta, almoço e jantar, das 11h30 às 15h e das 18h30 à 0hs

Sábados, almoço e jantar, das 12hs às 16hs e das 19hs à 1h

Domingos e feriados, somente almoço 12 às 16hs

Estacionamento: Não, mas há manobrista

Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 1.137, Cambuí – Campinas – (19) 3254-3131

 

4 comentários sobre “Restaurante: Don Manoel

  1. Pingback: Restaurante: Prime Italian |

  2. Pingback: Restaurant Week – 2º semestre (28/9 à 18/10) |

  3. Pingback: Sexta edição do Restaurant Week começa nesta segunda

  4. Pingback: Oitava edição do Festival Gastronômico de Campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.